Após posse de novo presidente, Panamá e Venezuela restabelecem relações bilaterais

UEEm seu discurso de posse nesta terça-feira (1º/07), diante de milhares de pessoas em um estádio de futebol, Varela anunciou uma “nova era” na República e democracia panamenha, de “paz, de tolerância, consenso, unidade e justiça social” e garantiu que “este será um governo que colocará o povo em destaque em todas as decisões”.

Com relação à violência que assola o país, convocou as mais de 200 quadrilhas que atuam no país a uma “anistia” até o dia 1º de agosto “para que entreguem suas armas, cortem seus vínculos com o crime e passem para a vida formal”.

Economia

A primeira de suas medidas foi a assinatura de um decreto para “controlar os preços” de 22 dos principais alimentos da cesta básica, incluindo carnes, verduras, arroz, legumes, ovos e leite. Essa foi uma de suas principais promessas de campanha. “Que fique claro: respeito o livre mercado, mas sou alérgico à especulação com a comida do povo”, disse Varela que ressaltou que decisão permitirá que milhares de famílias “possam comprar a preços justos e assim melhorar a qualidade de vida”.

O mandatário também prometeu manter o crescimento econômico do país – na casa dos 8,5% – mas ressaltou que essa não será “uma tarefa fácil” devido à dívida pública herdada da administração de Ricardo Martinelli, em torno de US$ 17 bilhões. Varella foi vice e ministro de Relações Exteriores do ex-presidente, mas rompeu com ele em 2011 por denúncias de corrupção no governo.

[Varela e Areaza se cumprimentam. Relações entre os países foi rompida após o presidente Nicolás Maduro denunciar a ingerência do Panamá na OEA| Foto: Efe]

Varela se comprometeu ainda a fomentar o investimento estrangeiro, o turismo e a segurança jurídica no país que lidera o crescimento regional com uma média de expansão entre 10% e 8,5% nos últimos anos.

Diversos presidentes e representantes de governo de países latino-americanos participaram da cerimônia. O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry também compareceu à posse e obteve do novo mandatário o compromisso com o fortalecimento da cooperação bilateral.

Operamundi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios