Aparecida de Goiânia, sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Aparecida realiza mais um Dia D e vacina 4 mil contra Covid-19

Redação
29 de maio de 2021
Mobilização envolve mais de 200 servidores municipais de várias secretarias para imunizar até 4 mil pessoas.

Mobilização envolve mais de 200 servidores municipais de várias secretarias para imunizar até 4 mil pessoas.

 


SAVE 20210529 122024
Foto: Claudivino Antunes

Mobilização envolve mais de 200 servidores municipais de várias secretarias para imunizar até 4 mil pessoas.

Neste sábado, 29, Aparecida de Goiânia fez, das 8h às 17h, mais um Dia D de vacinação contra a covid-19. Dessa vez, a mobilização envolve mais de 200 trabalhadores de várias secretarias e é destinada a todos os grupos previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), tais como caminhoneiros, trabalhadores da educação, aéreos e metroviários, idosos com mais de sessenta anos, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, dentre outros. Os contemplados nessa etapa podem procurar, sem necessidade de agendamento, os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades.

Já quem prefere ser imunizado nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim, ou na Central Municipal de Imunização, precisa fazer o agendamento pelo aplicativo  “Saúde Aparecida”. As vagas foram liberadas na tarde desta sexta, 28 de maio.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que neste sábado não haverá Dia D da vacinação contra a Influenza. “Toda a mobilização será para a vacinação contra a covid, por isso convidamos as pessoas dos grupos prioritários a agendarem ou procurarem os drive-thru para serem imunizados. A vacina é indispensável, ela salva vidas, e hoje dispomos, no município, de 27 mil doses para a aplicação da primeira dose”, reforça a coordenadora de Imunização Renata Cordeiro.

Segunda dose

A gestora destaca que hoje também continua a vacinação de segunda dose contra a covid no drive-thru localizado no estacionamento do Aparecida Shopping e também nas 5 UBS’s que fazem a imunização contra a doença. Para a segunda dose não é necessário agendamento.

Renata diz que a população tem atendido ao chamamento para se vacinar e conclama, enfaticamente: “Não perca tempo para se proteger, aproveite o momento se está na sua vez de receber a vacina contra essa doença terrível”.

Vacinação com segurança

O caminhoneiro Orlando Márcio, 53 anos de idade, morador do Setor Cidade Vera Cruz II há 8 anos, foi um dos primeiros vacinados hoje no drive da Cidade Administrativa. Ele chegou cedo, antes das 6h, e já encontrou vários veículos na fila. “Pensei que ia demorar mais para chegar a minha vez de ser vacinado, tive receio de nem conseguir a vacina este ano, então estou muito satisfeito agora. Também gostei desse sistema de receber a dose sem precisar descer do carro, é mais seguro e tranquilo”, afirma.

Sentada na garupa de uma motocicleta, a monitora educacional Maria Aparecida Dias, 23 anos, moradora há mais de duas décadas do Setor Rosa dos Ventos, aproveitou para agradecer às vacinadoras antes mesmo de receber a dose do imunizante: “Vocês fazem um trabalho lindo. Estou muito grata, esperei tanto por esse momento e em breve poderei trabalhar e viver menos angustiada nesta pandemia”.

Já no veículo no qual estava a vendedora Suely Macedo, 52 anos, moradora do Conjunto Estoril há 3 anos e que tem asma, as risadas dos 3 ocupantes imperaram depois da vacinação. Animada, ela conta que trabalha em casa e que por isso pôde evitar sair para a rua desde o início da pandemia, mas que a vacina representa a esperança de retomar “um pouco da vida normal. Sinto-me mais relaxada agora, é uma sensação muito feliz nesses tempos tão difíceis, um alívio”.

Ampliação na próxima segunda-feira

Renata Cordeiro aponta, ainda, que a SMS irá ampliar, nesta segunda-feira, 31 de maio, a vacinação contra a covid-19 para todas as pessoas com 59 anos de idade. Ou seja, independentemente da condição, qualquer morador da cidade nessa faixa etária poderá ser vacinado mediante apresentação de documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço.

Os interessados poderão procurar os postos de drive-thru da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, sem necessidade de agendamento. Quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br) e as vagas já foram liberadas.

Esta ampliação foi anunciada pelo prefeito Gustavo Mendanha, na manhã de sexta, 28, após o MS ter autorizado a vacinação por faixa etária, desde que reservado um percentual para os grupos prioritários. “A vacinação da população em geral por faixa etária sempre foi uma bandeira defendida por mim e eu fico muito feliz de fazer esse anúncio. Aparecida já havia avançado bastante com a Campanha quando decidiu atender todos os grupos previstos no PNI. Fomos pioneiros nessa decisão em Goiás. É uma mobilização para salvar vidas”, afirmou.

O prefeito reforçou que, a partir das próximas remessas de vacinas que chegarem na cidade, 30% dos imunizantes serão reservados para a continuidade da imunização dos grupos prioritários definidos pelo governo federal e 70% para a população da faixa etária atendida. “Continuaremos respeitando as regras do Ministério da Saúde e do Plano Nacional de Imunização, como sempre fizemos. Trabalhamos para avançar cada vez mais, de forma eficiente e rápida, a imunização dos aparecidenses”, destacou.

“Balanço*

Segundo o último levantamento da SMS, até esta sexta-feira, 28 de maio, o município já havia administrado 130.788 doses, sendo 90.287 como Dose 1 e 40.501 como Dose 2. A Secretaria também identificou o total de 12.562 doses perdidas por falhas técnicas, em que frascos vieram com menos doses do que o informado pelo fabricante. Todas essas situações já foram documentadas e encaminhadas ao Ministério da Saúde. Atualmente, o estoque disponível é de 27.300 doses para a primeira aplicação e 7.800 para a segunda aplicação. A SMS recebeu até o momento do Ministério da Saúde por meio da Secretaria Estadual de Saúde, 123.050 doses para primeira aplicação e 55.400 para segunda aplicação, totalizando o recebimento de 178.450 doses.

Regras da vacinação dos grupos PNI

Confira abaixo as regras de vacinação contra a covid-19 de todos os grupos prioritários atendidos pela Prefeitura. Na próxima semana eles continuam sendo imunizados normalmente, concomitantemente com a população da faixa etária dos 59 anos:

Caminhoneiros

Devem morar no município de Aparecida de Goiânia
Contempla:
Motoristas de transporte rodoviário de cargas definido pelo art. 1° II da Lei n° 13.103, de 02 de março de 2015, que trata da regulamentação da profissão de motorista.

Devem apresentar:

  • CNH das categorias D ou E (constando que está exercendo a profissão remunerada);
  • Comprovante de endereço nominal (precisa estar no nome do trabalhador).

Locais de vacinação:
Sem necessidade de agendamento:

– Drive-thru Cidade Administrativa: Avenida Gervásio Pinheiro, APM, Setor Residencial Solar Central Park.
– Drive-thru Centro de Especialidades: Avenida C-6, Jardim Boa Esperança

Por agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:

– UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central Municipal de Imunização (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h).

Trabalhadores da educação (acima de 18 anos)

Devem atuar  município de Aparecida de Goiânia
Contempla:

  • Trabalhadores de Ensino Básico e Trabalhadores de Ensino Superior (professores, administrativos, serviços gerais, agentes educacionais, estagiários em atuação e outros com lotação direta na educação, seja da rede pública ou privada).

Devem apresentar:

  • Documento pessoal com foto;
  • CPF ou Cartão SUS;
  • Comprovante de atuação profissional no município, contracheque ou declaração constando local e período de atuação.

Locais de vacinação:
Sem necessidade de agendamento prévio:

– Drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h;
– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Com necessidade de agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:

– UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central Municipal de Imunização  (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas).

Trabalhadores do transporte aéreo, metroviário, ferroviário e aquaviários (acima de 18 anos)

Devem morar no município de Aparecida de Goiânia

Contempla:

  • Funcionários das companhias aéreas nacionais, definidos pelo Decreto n°1.232 e funcionários dos aeroportos e dos serviços auxiliares ao transporte aéreo (aeroportuários).
  • Funcionários das empresas metroferroviárias de passageiros e cargas, e navegação.

Devem apresentar:

  • Documento pessoal com foto;
  • CPF ou Cartão SUS;
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de atuação na área, carteira profissional ou contra cheque; e credenciamento aeroportuário válido conforme o decreto 7.168/2010 e RBAC 107 da ANAC

Locais de vacinação:
Sem necessidade de agendamento prévio:

– Drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h;
– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
Com necessidade de agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
– UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central Municipal de Imunização  (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas).

Pessoas com comorbidades ou com deficiência (acima de 18 anos)

Devem morar no município de Aparecida de Goiânia.
Contempla:

  • pessoas com comorbidades;
  • pessoas com deficiência permanente;
  • renais crônicos acima de 18 anos;
  • pessoas com síndrome de down;
  • doenças neurológicas;
  • gestantes e puérperas com comorbidades.
     
    Devem apresentar:
  • Documento pessoal com foto;
  • CPF ou Cartão SUS; 
  • Comprovante de endereço;
  • Laudo médico ou comprovante legal da doença ou condição permanente

  • Obs.1: Laudos médicos com validade máxima de até 01 ano.
    Obs 2.: pessoas com síndrome de down não precisam apresentar laudo médico. Traços e características visíveis comprovam.
    Obs. 3: Gestantes e puérperas com comorbidades também precisam apresentar prescrição médica.

Locais de vacinação sem necessidade de agendamento prévio:

– Drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h;
– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Com necessidade de agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:

– UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central Municipal de Imunização (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas).
Obs.: Gestantes e puérperas exclusivamente via agendamento.

Comorbidades contempladas:
Doenças Neurológicas; Diabetes Mellitus;  Pneumopatias crônicas graves;  Hipertensão Arterial Resistente (HAR);  Hipertensão arterial estágio 03;  Hipertensãoarterial estágios 01 e 02 com lesão em órgão-alvo/ e /ou comorbidade;  Insuficiência cardíaca (IC);  Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;  Cardiopatia hipertensiva;  Síndromes coronarianas;  Volvopatias;  Miocardiopatias e Pericardiopatias;  Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;  Arritmias cardíacas;  Cardiopatias congênitas no adulto;  Próteses valvares e dispositivos cardioimplantados;  Doenças Cerebrovascular;  Doenças Renal Crônica;  Imunossuprimidos;  Imunoglobinopatias graves  Obesidade Mórbida;  Síndrome de Down  Cirrose Hepática.

Idosos

Devem morar no município de Aparecida de Goiânia
 Devem apresentar:

  • Documento pessoal com foto;
  • CPF ou Cartão SUS;
  • Comprovante de endereço.

Locais de vacinação:
Sem necessidade de agendamento prévio:

– Drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h;
– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Com necessidade de agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:

– UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central Municipal de Imunização (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas).

Profissionais de saúde

Devem atuar ou morar no município de Aparecida de Goiânia

Contempla:
Indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde. Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação Física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros).
Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.
Acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios também são contemplados mediante declaração de comprovação de estágio com período e local de atuação.

Devem apresentar:

  • Documento pessoal com foto; 
  • CPF ou cartão SUS; 
  • Comprovante de atuação profissional.

Locais de vacinação:
Exclusivamente por agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:

– UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central Municipal de Imunização (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas).

Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso (acima de 18 anos)

Devem atuar no município de Aparecida de Goiânia
Devem apresentar:

  • CNH

Locais de vacinação:
Exclusivamente in loco, em postos organizados pela SMS. As informações de dia, horário e local da imunização serão repassadas aos responsáveis pelas empresas de transporte após cadastro realizado junto à Secretaria.

Trabalhadores industriais (acima de 18 anos)

Devem atuar no município de Aparecida de Goiânia

Contempla:

  • trabalhadores com atuação em indústrias e construção civil, conforme decreto 10.282/2020, 10.292/2020 e 10.342/202, localizadas no município de Aparecida de Goiânia.

Devem apresentar:

  • Documento pessoal com foto;
  • CPF ou Cartão SUS.

Locais de vacinação:

Exclusivamente in loco, em postos organizados pela SMS. As informações de dia, horário e local da imunização serão repassadas aos responsáveis pelas empresas após cadastro realizado junto à Secretaria.

Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (acima de 18 anos)

Devem atuar no município de Aparecida de Goiânia

Devem apresentar:

  • Documento pessoal com foto;
  • CPF ou Cartão SUS;
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de atuação na área, carteira profissional ou contra-cheque; ou exercício na função.

Locais de vacinação:

  • exclusivamente in loco, no local de trabalho, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram