Aparecida realiza ação de recolhimento de pneus

0
291

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, realiza a partir desta quarta-feira, 08, ação de recolhimento de pneus. A ação será em todo município com o objetivo de recolher o maior número do material nas ruas, lotes baldios e ilhas para evitar que se tornem criadouro do mosquito Aedes aegypti, principalmente nesta época do ano, durante o período chuvoso.

A coleta de pneus se estenderá até sexta-feira, 10, com concentração dos agentes sempre às 8 horas, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso. De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, os lotes baldios e as borracharias são os campeões de acúmulo de pneus. “Sabemos que a frota de veículos na cidade e região é grande e se renova o tempo todo, portanto, sempre haverá acúmulo de pneus velhos, isso é natural. A questão é como, e onde, esses pneus estão sendo descartados. A conscientização da população, evitando o acúmulo desses objetos sem necessidade, é muito importante no combate ao mosquito Aedes aegypti”, frisou.

Todos os pneus recolhidos pelas equipes da Vigilância serão encaminhados para o Centro de Cultura e Lazer José Barroso e depois levados para uma empresa de reciclagem. A iniciativa da SMS tem apoio e parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, 7ª Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Educação e Cultura, Reverso Reciclagem de Pneus Ltda, Abençoada Transportes e Logística. Ao todo, 60 servidores participarão da coleta e manejo dos pneus.