Aparecida mantém 38 salas de vacinação contra covid-19

Da Redação
05/01/2022 - 05:07
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Aparecida mantém 38 salas de vacinação contra covid-19

Aplicação das três doses não precisam de agendamento prévio e foi descentralizada com objetivo de ampliar a cobertura vacinal na cidade que já aplicou 825.310 doses de imunizantes na cidade

Aparecida segue com o foco de vacinar toda a população da cidade contra a Covid-19. Para isso o município está com 38 salas de imunização sem necessidade de agendamento prévio: 36 delas em Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), de segunda a sexta-feira, além da Central de Imunização e do drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela, de segunda a sábado.

Todos os postos de vacinação têm vacinas para as três doses, sem necessidade de agendamento prévio e qualquer pessoa acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a Covid mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

“Os imunizantes aplicados são a melhor forma de se proteger contra o novo coronavírus, eles salvam vidas e previnem agravamentos e sequelas. Não podemos nos esquecer que foi graças às vacinas que o Brasil controlou doenças como a poliomielite, a varíola e tantas outras”, pontuou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

A coordenadora alerta ainda: “Não deixem de se vacinar. Estejam atentos ao cartão de vacinação para tomar a segunda dose e o reforço. Todos os imunizantes aplicados são seguros e quanto mais gente vacinada, maior a proteção para toda a comunidade. Converse com familiares, amigos e colegas de trabalho sobre o assunto, contribua para a conscientização que tem salvado milhares de vidas”.

Segunda dose

Para receber a segunda dose basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela Secretaria de Saúde: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Dose de reforço

Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação do documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

A Secretaria de Saúde de Aparecida aplica a dose reforço da Janssen com intervalo de apenas 2 meses da primeira aplicação. As doses desse imunizante são aplicadas na Central de Imunização e no Drive da Cidade Administrativa.

“Quarta dose” para Imunossuprimidos

A coordenadora de Imunização pontua ainda que também foi ampliado o esquema vacinal para os Imunossuprimidos acima de 18 anos. “Seguindo a orientação do Ministério, os imunossuprimidos devem tomar 4 doses do imunizante contra a covid-19, reforçando assim a proteção contra a doença. A 4ª dose deve ser tomada quatro meses após a aplicação da 3ª dose. Portanto, fiquem atentos e não deixem de se imunizar e se proteger contra a covid-19”.

Entende-se por imunossuprimido o indivíduo com Imunodeficiência primária grave; em tratamento quimioterápico para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

O secretário de saúde de Aparecida enfatiza que é importante que todos os moradores busquem os postos de saúde para receber a vacina contra a covid-19, aumentando assim a proteção de toda a população, principalmente agora que há transmissão comunitária da variante Ômicron. “A pandemia não acabou e há variantes circulando e sofrendo mutações, o que é natural no comportamento dos vírus, mas que nos deixa em alerta para protegermos a população. Todas as pessoas devem continuar usando as máscaras corretamente, tapando o nariz e a boca, ventilar os ambientes, higienizar as mãos e fazer o distanciamento social sempre que possível”.

Postos de Vacinação

Os moradores podem procurar a vacinação contra a Covid nas seguintes UBS’s abaixo, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Já a Central de Imunização e o drive da Cidade Administrativa funcionam de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8 às 12 horas.

As 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, são: UBS Andrade Reis; UBS Bairro Cardoso; UBS Bairro Ilda; UBS Bairro Independência; UBS Bandeirantes; UBS Buriti Sereno; UBS Campos Elíseos; UBS Cândido de Queiroz; UBS Caraíbas; UBS Chácara São Pedro; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Expansul; UBS Independência Mansões; UBS Jardim Bela Vista; UBS Jardim Boa Esperança; UBS Jardim dos Buritis; UBS Jardim dos Ipês; UBS Jardim Florença; UBS Jardim Olímpico; UBS Jardim Paraíso; UBS Jardim Tiradentes; UBS Madre Germana; UBS Nova Olinda; UBS Papillon Park; UBS Parque Trindade; UBS Pontal Sul II; UBS Residencial Anhambi; UBS Residencial Garavelo Park; UBS Retiro do Bosque; UBS Riviera; UBS Rosa dos Ventos; UBS Santa Luzia; UBS Santo André; e UBS Veiga Jardim. Os endereços podem ser encontrados no site da secretaria de Saúde: https://saude.aparecida.go.gov.br/