Aparecida lidera a geração de empregos no Centro-Oeste

Dados do Caged apontam que, de janeiro a março deste ano, a cidade criou 3.168 novos empregos formais, superando, exceto capitais, todos os municípios da região

Da Redação
17/05/2022 - 14:02
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Aparecida lidera a geração de empregos no Centro-Oeste

Dados do Caged apontam que, de janeiro a março deste ano, a cidade criou 3.168 novos empregos formais, superando, exceto capitais, todos os municípios da região

Aparecida de Goiânia é a cidade que mais gerou novos empregos de carteira assinada no Centro-Oeste no 1º trimestre deste ano, na comparação com os 467 municípios da região, exceto capitais. De janeiro a março, Aparecida abriu 3.168 novos postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). É um saldo maior, por exemplo, do que o de Anápolis-GO (2.182), Rondonópolis-MT (2.424) e Dourados-MS (1.526), cidades que, historicamente, têm bom desempenho no Caged.

Construção civil lidera a geração de empregos no município

Com esse resultado, Aparecida registra alta de 15% em relação às vagas criadas no município de janeiro a março de 2021. São 3.168 novas vagas neste ano ante 2.754 empregos formais gerados em igual período do ano passado.

Em janeiro deste ano, Aparecida de Goiânia também se destacou no Caged, desta vez como 4º município do Centro-Oeste que mais gerou novos empregos formais (1.149). Naquela ocasião, formou o top 4 da região ao lado de Goiânia (4.273 vagas), Brasília-DF (3.107) e Sorriso-MT (1.196). Agora, com o resultado ainda mais expressivo do 1º trimestre, o município chega a 106 mil trabalhadores contratados na cidade com carteira assinada.

“Esses números provam que Aparecida, com 100 anos de história, é uma cidade pujante. E por ter um bom ambiente de negócios, Aparecida acaba sendo berço de muitos novos empreendimentos e destino de empresas de grande porte, que já chegam aqui contratando centenas de pessoas”, analisa o prefeito Vilmar Mariano.

Aparecida de Goiânia
Polos industriais geram milhares de empregos em Aparecida de Goiânia – Foto: Enio Medeiros

Secretário municipal de Trabalho, Jeferson Ferreira atribui o aquecimento nas contratações à consolidação da parceria mantida entre a Prefeitura de Aparecida e o setor produtivo. “As empresas entenderam o funcionamento do Sistema Municipal de Empregos, o Sime, e perceberam que ele acelera e qualifica bastante a divulgação da vaga, a seleção e a contratação do colaborador”, pontua o gestor.

Sistema de gestão de empregos

O Sime funciona fazendo a ponte entre a empresa e os candidatos. Nesse sistema criado pela Secretaria Municipal do Trabalho, as empresas informam as vagas à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que divulga as oportunidades na imprensa e faz a triagem inicial e o encaminhamento do candidato para entrevista na empresa. Com o Sime, a gestão municipal divulga semanalmente centenas de vagas de trabalho.

Como concorrer às vagas

O trabalhador interessado deve agendar atendimento presencial no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Basta acessar o Portal do Trabalhador. O candidato deve clicar em Vagas de emprego, selecionar a vaga que deseja e clicar em Quero me candidatar. Em seguida, deve selecionar o código Nº 60 – Vagas De Emprego No Sistema Municipal de Emprego e o local de atendimento presencial.

No dia e horário agendados, o interessado deve comparecer a uma das três unidades do SAC: Cidade Administrativa Maguito Vilela (Avenida Gervásio Pinheiro, setor Solar Central Park); Parque Flamboyant (Avenida Bela Vista, s/n, Praça João Natal de Almeida, CEU das Artes – Parque Flamboyant); e SAC do Veiga Jardim (Avenida Escultor Veiga Vale, em frente ao terminal de ônibus).

É preciso apresentar o RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de endereço e informar um telefone de contato. Se existir vaga compatível com seu perfil, ele receberá uma carta de encaminhamento para fazer a entrevista na empresa contratante. Se não encontrar a vaga, o interessado pode acessar o site novamente e agendar uma nova busca presencial. As vagas são atualizadas diariamente. Informações (62) 9 9194-3491.

Como anunciar as vagas

A Prefeitura de Aparecida também está disponível para os empresários que buscam mão de obra para suas empresas. O número de WhatsApp disponível para as empresas realizarem o cadastro das vagas de emprego é (62) 9 9297-4113.