Bem-vindo(a) à Aparecida de Goiânia
Educação

Aparecida ensina crianças sobre reciclagem e compostagem

Redação
28 de outubro de 2021

Atividade faz parte da Semana do Lixo Zero, ação realizada pela Prefeitura em parceria com a ONG Ideias Urbanas. Drive-thrus estão sendo implantados na cidade nesta semana para recolhimento de objetos sem vida útil e recicláveis

Na manhã desta quarta-feira, 27, estudantes de três turmas da Escola Municipal Telma Regina, Parque Veiga Jardim, tiveram aulas sobre Compostagem e Reciclagem. O curso foi ministrado para alunos do 5º ano e abordou o tema gestão de resíduos e coleta seletiva. Os alunos participaram também de oficinas sobre compostagem doméstica tratando da importância do aproveitamento do lixo no plantio de hortaliças, na produção de adubos orgânicos e na organização de canteiros e preparo de mudas.

A ação é uma das etapas do Projeto Semana Lixo Zero que está sendo realizada em Aparecida nesta semana. O projeto está sendo executado durante a semana de 25 a 29 de outubro por iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil e da Prefeitura de Aparecida.

De acordo com o coordenador do projeto, o arquiteto e urbanista Filemon Tiago, promovida por um coletivo de entidades, a Semana do Lixo Zero é uma ação mundial que está acontecendo simultaneamente em mais de 200 cidades do Brasil e do exterior. São mais de oito mil atividades que estão sendo realizadas simultaneamente, envolvendo, entre outras coisas, palestras sobre educação ambiental, gastronomia e mostra cultural.

A proposta, segundo pontua, é desenvolver a consciência da sociedade no que diz respeito ao descarte de lixo na natureza tendo por meta desviar até 90% do lixo que atualmente é destinado aos aterros sanitários. “Nós precisamos entender que se a gente não promover uma educação ambiental, educando na fonte onde os resíduos são gerados, a gente irá apenas gerenciar o caos”, advertiu o coordenador.

AULA DE COMPOSTAGEM E RECICLAGEM CLAUDIVINO ANTUNES

Diretora da unidade escolar, a professora Lúcia Maria Silveira enalteceu a palestra e pontuou a importância de ações que promovem a reflexão e a consciência de alunos e, por extensão, da comunidade em geral. Ela explicou que os ensinamentos da palestra e oficina serão úteis para as atividades que os estudantes e membros da comunidade escolar executam na manutenção da horta da escola.

“É um momento muito importante para os alunos e uma alegria para a escola. Esse diálogo promove mudança e contribui para que os alunos desenvolvam a preocupação pela natureza e pelo meio ambiente”, pontuou.

Matriculados em turmas de quinto ano, os alunos Maria Fernanda Ferreira da Silva, 10, e Érick Henrique Matias do Carmo, 11, participaram dos momentos de palestra e oficina e elogiaram a dinâmica. “Foi muito legal, porque aqui na escola, com o projeto da horta, a gente aprende a plantar, cultivar e agora será mais interessante”, comentaram, acrescentando que as hortaliças produzidas, além de servirem para enriquecer a merenda escolar, é direcionada às famílias por intermédio dos alunos.

WhatsApp Image 2021 10 27 at 15.12.54 3

Superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), a professora Idelma de Oliveira agradeceu a parceria com o Instituto Lixo Zero e destacou a preocupação da Prefeitura com a qualidade de vida da população, ao adotar medidas e estimular ações com o objetivo de desenvolver a consciência da população quanto à importância de cuidar da cidade numa conexão com o meio ambiente. “Costumo dizer que tudo passa pela escola e são ações desta natureza que irão produzir efeito lá na família, desenvolvendo uma percepção crítica não somente das crianças, mas também dos pais, quanto à importância do descarte correto do lixo que produzimos diariamente”, enfatizou a superintendente.

A Semana do Lixo Zero em Aparecida é uma campanha realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, por meio do Coletivo Ideias Urbanas de Goiás e conta com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMMA) e Desenvolvimento Urbano (SDU). O objetivo é conscientizar a população aparecidense sobre práticas de sustentabilidade, com foco na destinação final e correta do lixo e separação de materiais recicláveis.

A abertura da campanha foi realizada no último sábado, 23, e segue até o dia 30 de outubro, com diversas ações. Além do Curso de Reciclagem na Escola Municipal Telma Regina, a campanha realizará drive-thru ‘s no Portal Shopping e na Cidade Empresarial. O encerramento está marcado para dia 30, entre 16h e 20h no Parque da Criança, Setor Mansões Paraíso.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram