Aparecida de Goiânia abre Semana Nacional do Trânsito com passeio ‘Bora de Bike’

No trajeto, que passou pelo novo eixo viário Jardim Tiradentes-Madre Germana, os 6 mil ciclistas participantes conheceram várias obras de mobilidade urbana no município

Da Redação
17/09/2023 - 13:43
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Aparecida de Goiânia abre Semana Nacional do Trânsito com passeio ‘Bora de Bike’

No trajeto, que passou pelo novo eixo viário Jardim Tiradentes-Madre Germana, os 6 mil ciclistas participantes conheceram várias obras de mobilidade urbana no município

A Prefeitura de Aparecida iniciou neste domingo (17) as comemorações da Semana Nacional do Trânsito com o passeio ciclístico ‘Bora de Bike’, que na sua 32ª edição passou por vários setores na região do Grande Garavelo, perfazendo um total de 12 quilômetros.

Realizado junto com a Record TV Goiás e o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), o evento buscou levar aos ciclistas uma mensagem de conscientização sobre a segurança no trânsito, sensibilizando ainda para a convivência harmônica entre os diversos meios de locomoção.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Aparecida tem incentivado o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável. Para isso, já implantou dezenas de quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em diferentes regiões. São estruturas que têm estimulado moradores como a faxineira Marinalva Lopes, do Jardim Ipanema. Aos 50 anos, ela participou hoje do ‘Bora de Bike’ pela primeira vez.

“Eu vim sozinha e estou muito animada para participar do passeio. Estou empolgada”, resumiu ela.

Evento registrou adesão maciça de ciclistas de Aparecida e de cidades vizinhas – Foto: Claudivino Antunes

O ‘Bora de Bike’ é realizado em Aparecida já pela 6ª vez, e em todas elas registrou grande envolvimento da comunidade local e de moradores de cidades próximas. O carpinteiro José da Cruz, por exemplo, saiu hoje de Senador Canedo para participar do passeio em Aparecida.

E levou companhia. José pedalou ao lado de seu neto Paulo Vitor, de 13 anos. “Entrei no ciclismo há pouco tempo, cerca de um ano, mas estou muito feliz no pedal”, revelou o ciclista.

O prefeito Vilmar Mariano fez todo o percurso pedalando ao lado do deputado estadual Veter Martins (Patriota), que representa Aparecida na Assembleia Legislativa de Goiás. Vilmar lembrou que a edição 2022 do ‘Bora de Bike’ em Aparecida ocorreu no Eixo Leste-Oeste 1 e, agora, o percurso deste ano contempla outra região da cidade que recebeu investimentos na mobilidade urbana.

“Aparecida de Goiânia está cada dia maior em número de moradores e de novos bairros que vão surgindo. E para acompanhar esse crescimento, nós temos investido em grandes obras de mobilidade urbana, para dar várias opções de deslocamento seguras e práticas para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, disse Vilmar ao lado também do vereador Diony Nery (PSDB).

Prefeito Vilmar Mariano e primeira-dama Sulnara Santana levaram aos participantes uma mensagem de incentivo a uma vida mais saudável – Foto: Claudivino Antunes

Neste ano, o ‘Bora de Bike’ teve largada e chegada na Praça Erundina, localizada ao lado do Colégio Estadual José Lopes, no Jardim Tropical. Os ciclistas percorreram a Avenida Atlântica, no Setor Garavelo e a Avenida Central, passando pelo Fórum do Garavelo e o Centro de Especialidades. O trajeto cruzou o Eixo Norte-Sul 1 e o Eixo Viário Tiradentes-Madre Germana, abrangendo a Avenida Brasil, no Jardim Tiradentes, antes de retornar ao ponto de partida.

Esses locais receberam recentemente melhorias na sinalização viária, através do programa ‘Sinaliza Goiás’, do Governo de Goiás. A iniciativa resultou em oito mil metros de sinalização horizontal, reforçando faixas de pare, áreas de rodagem e de pedestres, contribuindo para uma circulação mais segura e eficiente na área.

Sorteio de bicicletas

Nesta edição, o ‘Bora de Bike’ sorteou seis bicicletas entre os inscritos no evento. Com participação do prefeito Vilmar Mariano; da primeira-dama de Aparecida e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana; do secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão; e do secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, o sorteio premiou os seguintes ciclistas:

Darci Santana da Silva; Elias Nunes de Castro; Maria Madalena Indelecio; Mayke do Nascimento Branco; Juliete Ramos dos Santos; e Edson Antônio Vieira Bastos.

Já tradicional no ‘Bora de Bike’, sorteio de bicicletas recebe milhares de inscrições – Foto: Claudivino Antunes

Investimentos em mobilidade urbana

Aparecida de Goiânia possui 10 Eixos Estruturantes que interligam toda a cidade, permitindo uma locomoção mais eficiente. São eles: Eixo Norte-Sul 1, Eixo Norte-Sul 3, Eixo Norte-Sul 4, Eixo Norte-Sul 5, Eixo Leste-Oeste 1, Eixo Leste-Oeste 2, Eixo Leste-Oeste 2 A, Eixo Leste-Oeste 3, Eixo Leste-Oeste 4 e Eixo Leste-Oeste 5.

Além disso, um novo eixo estruturante está em construção: o Eixo Viário Jardim Tiradentes-Madre Germana, que está com as obras avançadas. Conforme os trechos vão sendo liberados, milhares de motoristas que transitam pela região já são beneficiados.

Esse novo eixo, que liga o bairro Jardim das Cascatas ao Setor Madre Germana, garantirá maior qualidade de vida e trafegabilidade para os moradores destes bairros e de outros, como Parque Ibirapuera, Vila Delfiori e Vila Romana. A obra conta com a pavimentação de 6,1 km de pista duplicada, que acarretará na implantação de mais de 100 mil metros quadrados de asfalto.

Ao lado dos moradores, Vilmar Mariano destacou o avanço das obras do novo Eixo Viário Jardim Tiradentes-Madre Germana – Foto: Claudivino Antunes

“A implantação dos eixos estruturantes, que conectam a cidade e proporcionam uma locomoção mais rápida e eficaz, começou na gestão de Maguito Vilela. Gustavo Mendanha deu continuidade e, agora, em breve, iremos entregar mais uma obra viária”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.

A Prefeitura de Aparecida também foi pioneira em Goiás ao implementar faixas exclusivas para motos nos semáforos, promovendo um trânsito mais fluido e seguro para os motociclistas. E mais melhorias estão previstas, como a implantação de novos redutores de velocidade.