Aparecida de Goiânia, 96 anos de história

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Aparecida comemora 96 anos com grande festa e programação diversificada

No dia 11 de maio Aparecida de Goiânia completará 96 anos de história. Com cerca de 600 mil habitantes, a segunda maior cidade do Estado consegue garantir seu desenvolvimento e aprimorar a aptidão para a industrialização, conservando elementos importantes do seu passado, como a primeira capela erguida na cidade, a tradicional Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, localizada no Centro Histórico do município.

Com características peculiares, a cidade é hoje uma das mais promissoras do país. A qualidade de vida e o desenvolvimento econômico em ascensão, mesmo em tempos de crise, são conquistas possíveis em virtude do investimento continuado em infraestrutura e reestruturação da gestão pública. Conquistas que a cidade comemora neste mês de maio com uma intensa programação de aniversário. A população vive há mais de uma década a experiência de um desenvolvimento social e econômico vertiginoso.

O prefeito Gustavo Mendanha enfatiza que Aparecida veio se consolidando nos últimos anos como uma grande cidade industrial e empresarial e isso ajuda na melhoria da qualidade de vida dos moradores, pois aumenta a oferta de emprego, o que gera renda e receita. “Dados do Caged revelam que cidade foi responsável nestes primeiros meses por 70% dos empregos formais criados no Estado de Goiás e vamos continuar trabalhando para gerar mais vagas e receita”, pontuou. Gustavo destacou ainda que os aparecidenses têm muito o que comemorar neste 11 de maio.

“Nossa cidade cresceu e se desenvolveu de forma pujante e isso trouxe consequências para todos. Como a melhoria da malha viária com poucos bairros ainda precisando de pavimentação, saúde estruturada com três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), dois Cais e diversas Unidades Básicas de Saúde e agora em agosto vamos inaugurar a primeira etapa do Hospital Municipal. Temos ainda a ampliação do lazer e esporte com 13 praças inauguradas apenas em 2017, além de diversas outras obras”.

A comemoração do 11 de maio se deve inclusive à criação da capela na Praça Matriz. Foi ali que, em 11 de maio de 1922, a comunidade do então arraial que se formava ergueu uma cruz de aroeira, presente no local até os dias atuais, e celebrou sua primeira missa campal. A igrejinha foi edificada depois, mas esse foi o marco zero da história do povo aparecidense. As atividades comemorativas começaram neste sábado, 05 de maio, com a inauguração do Parque Alameda da Cidade, entre o Jardim Veneza e o Parque das Nações.

Desfile Cívico – Na data de aniversário da cidade, 11 de maio, será realizado tradicional desfile cívico-militar, a partir das 8 horas. À exemplo dos anos anteriores, o desfile será realizado na Avenida Independência, no Setor Village Garavelo, em frente ao Aparecida Shopping. Um bolo de 96 metros, personalizado com imagens da cidade, será distribuído à população presente.

Aparecida é Show – De 10 a 13 de maio será realizada a tradicional festa de shows e rodeio no Centro de Cultura e Lazer José Barroso. O Aparecida é Show conta com total apoio da Prefeitura e a novidade deste ano são os portões abertos para o público, gratuitamente, todos os dias. Além das competições de montarias, o local será palco de  atrações musicais, que este ano incluem artistas de renome nacional como Fernandinho, Diego e Arnaldo e João Neto e Frederico, Xandy Aviões e DJ Caik, Pedro Paulo e Alex e Jefferson Moraes.

Prefeitura em Ação – Outra atividade que marca as comemorações pelo aniversário de Aparecida é oitava edição do Prefeitura em Ação, com lançamento no dia 14 de maio, às 7h30, no Setor Madre Germana I. Na sexta-feira, 18 e no sábado, 19, será realizado o mutirão com centenas de atendimentos. “O projeto levará 130 tipos de serviços públicos, de forma gratuita, para a população da região. Além disso, toda a região será beneficiada com trabalhos de limpeza e infraestrutura”, salientou Veter Martins. Serão realizadas diversas prestações de serviços gratuitos, atividades recreativas, esportivas, orientações jurídicas e diversos atendimentos na aréa de saúde aos visitantes.

Ação Global – No dia 26 de maio, Aparecida de Goiânia receberá mais uma edição do Ação Global. O evento será realizado no Sesi de Aparecida, na Avenida Pirineus, Residencial Village Garavelo, das 8h às 16h. O evento é uma realização do Sistema SESI/TVGlobo em parceria com a Prefeitura de Aparecida e prestará diversos atendimentos gratuitos à população da cidade. “Promover a cidadania é um dever de todos, por isso a prefeitura é sempre parceira do Ação Global, que vem realizando diversos atendimentos essenciais à população ao longo desses 25 anos”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas e odontológicas; aplicação de vacinas; avaliação nutricional; aferição de peso, medidas, circunferência abdominal e pressão arterial; orientações sobre prevenção de diferentes enfermidades como câncer, DST, doenças cardiovasculares, de dermatologia, oftalmologia e pediatria. A Pastoral da Criança fará avaliações e dará orientações nutricionais voltadas para crianças.

Jornada da Cidadania –  A Prefeitura de Aparecida de Goiânia será parceira oficial da Jornada da Cidadania, evento promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) pela Arquidiocese de Goiânia entre os dias 24 e 26 de maio deste ano, e que oferecerá milhares de atendimentos gratuitos à população, além de prestação de serviços, orientações, atividades educativas e agenda de ações culturais. O evento será realizado no Centro de Convenções da PUC, no Jardim Mariliza. “A prefeitura apoia esta iniciativa. O que a PUC-Goiás e a Arquidiocese fazem, juntas, merece o reconhecimento de todo gestor público”, avalia Gustavo.

Denuncias e Informações? Chat via WhatsApp