Aparecida começa a vacinar crianças nas escolas a partir desta próxima quinta-feira, 20/01

Da Redação
19/01/2022 - 13:29
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Aparecida começa a vacinar crianças nas escolas a partir desta próxima quinta-feira, 20/01

Primeira instituição visitada pelas equipes de Imunização será o Colégio Estadual Jardim Cascatas, principal escola da comunidade quilombola na cidade. A vacinação ocorrerá a partir das 8h30

Amanhã, 20 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) inicia uma maratona de visitas em escolas da cidade para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Segundo previsão da pasta, mais de 50 instituições escolares da cidade, entre públicas e privadas, receberão as equipes de Imunização. O primeiro ciclo de visitas vai até o dia 28 de fevereiro, contudo, novas escolas devem ser contempladas até o final da Campanha.

A primeira instituição a ser visitada pela SMS é o Colégio Estadual Jardim Cascatas, principal escola da comunidade quilombola da cidade. No local, a vacinação ocorrerá em dois dias, na quinta e na sexta-feira, 21, nos dois turnos: das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas.

O que levar

Para receber a vacina contra a covid-19, as crianças precisam estar acompanhadas de seu responsável legal. Caso o responsável não possa comparecer no Colégio nos dias e horários estipulados para a imunização, é necessário assinar termo de autorização. Nesses casos, a criança será vacinada, estando acompanhada de um representante da escola. Além disso, a aplicação da vacina ocorre mediante apresentação da certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF.

Vacina mais perto

A vacinação escolar é a principal estratégia da Secretaria de Saúde de Aparecida para imunizar o público infantil da cidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem uma população de 58.545 crianças na faixa etária de 11 a 5 anos.

“Levar a vacina para o ambiente escolar facilita o acesso à imunização. Além disso, em tempos de surtos de gripe, como o que estamos vivendo atualmente, a estratégia evita a circulação de crianças saudáveis pelas unidades de saúde. São facilidades pensadas no incentivo à proteção vacinal dos pequenos”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Vacinação nas unidades de saúde

Além da vacinação nas escolas, a Secretaria de Saúde tem sete postos fixos para a imunização infantil contra a contra a covid-19. O serviço ocorre em salas exclusivas para o público, na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Retiro do Bosque, Veiga e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Os outros postos funcionam de segunda à sexta, das 8 às 16 horas.

Crianças de 11 anos e crianças a partir de 5 anos com deficiência permanente ou comorbidades, indígenas e quilombolas podem ser imunizadas nessas unidades de saúde.

Especificidades da vacina pediátrica

A SMS lembra que a vacina contra a covid-19 não é administrada junto com outras do calendário infantil. Para as crianças, o prazo entre a aplicação desse imunizante e de qualquer outra vacina é de 15 dias. “Assim como em adultos, o esquema básico de vacinação pediátrica contra a covid-19 ocorrerá por meio da aplicação de duas doses da Pfizer, no intervalo de 8 semanas, mas a dosagem, composição e concentração da vacina infantil são diferentes da vacina aplicada em adultos”, reforça Renata Cordeiro.