Aparecida de Goiânia, terça-feira, 21 de setembro de 2021
Vacinação

Aparecida atinge 60% de Imunização da população

Redação
7 de agosto de 2021

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), até nesta sexta-feira, 6 de agosto, foram aplicadas na cidade 342.672 doses de vacinas contra a Covid-19.

A campanha de vacinação em Aparecida teve início no dia 20 de janeiro deste ano. Ao todo, 249.567 pessoas receberam a 1ª dose no município e 77.315 foram vacinadas com 2ª dose, sendo vacinadas ainda 15.790 pessoas com dose única. Estes números representam 59% da população adulta vacinada na cidade com uma dose e 22% estão completamente imunizados tendo recebido a segunda dose ou dose única.

Os dados populacionais são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que demonstram que Aparecida tem 422.666 moradores com idade acima de 18 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser imunizada contra o novo coronavírus.

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, destacou que a vacinação é a melhor forma de se prevenir contra a Covid-19, principalmente contra a variante Delta, que é mais transmissível. “Identificamos 3 pessoas em Aparecida com a nova cepa, a Delta. E, por isso, é preciso que as pessoas sejam imunizadas o quanto antes na cidade para evitar que a transmissão se acelere. A vacina salva vidas”, comentou o secretário.

A coordenação de Imunização informa que, até o momento, Aparecida já recebeu, para a 1ª aplicação, 266.147 doses, e, para a segunda, 110.360. Quanto à dose única, foram 15.870, totalizando 392.377. “Hoje temos 10.467 disponíveis para a primeira aplicação e 24.407 para a segunda. Vacinamos em ritmo acelerado, com planejamento técnico e monitoramento constante dos trabalhos, e à medida que chegam novas remessas, vamos ampliando a faixa etária para aumentarmos a cobertura vacinal em toda Aparecida”, garante a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Ribeiro.

Vacinação no sábado

Aparecida está imunizando atualmente todas as pessoas com 28 anos de idade ou mais, independentemente da condição ou de comorbidades. Neste sábado, 7 de agosto, o serviço estará disponível sem necessidade de agendamento nos drive-thrus da Cidade Administrativa Maguito Vilela e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança. A aplicação da vacina ocorre das 8h às 17h e basta apresentar documento de identidade, comprovante de endereço de Aparecida e Cartão SUS também de Aparecida.

Já com agendamento prévio, a vacina é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização. O agendamento é feito pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e o acesso à ferramenta pode ser feito também pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

Segunda dose

A Prefeitura de Aparecida também continua aplicando a segunda dose das vacinas no drive-thru do Aparecida Shopping e nas UBS’s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização. Não é necessário agendar para receber a D2, bastando apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação. O atendimento nas UBS’s é das 8h às 17h e, no drive, das 8h às 17h neste sábado, 7.

Para quem vai tomar a dose 2 (D2) da Pfizer e da AstraZeneca, a aplicação é realizada nas UBS’s, no Aparecida Shopping e na Central de Imunização. Já se o reforço for da Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização e no Aparecida Shopping.

A SMS destaca os intervalos previstos entre as duas doses de todos os imunizantes do município:

– Pfizer: 12 semanas entre a D1 e a D2
– AstraZeneca: 12 semanas entre a D1 e a D2
– Coronavac: 28 dias entre a D1 e a D2

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram