Aparecida 93 Anos: ​Chuva impede ​D​ esfile ​Cívico ​ ​mas ​não atrapalha festa, ​ ​que tem​ bolo gigante

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

aparecidaAparecida de Goiânia comemorou seu aniversário de 93 anos na manhã desta segunda-feira (11) com festa para a população, que aconteceu no Parque da Família, localizado na Avenida Independência do Residencial Village Garavelo. Em decorrência da chuva que aconteceu durante toda a manhã, este ano ano a festa não contou com o tradicional Desfile Cívico que acontece todos os anos. Ponto alto do evento aconteceu durante a distribuição do bolo de 93 metros alusivo ao tempo de formação do município.

“Este bolo é muito especial. Além de ter sido feito com muito carinho e estar delicioso, foi todo confeitado com fotos e ilustrações das principais obras e conquistas do últimos anos: o IFG, que já está em pleno funcionamento; a vinda da UFG, cujos alunos de Geologia já estão em ano letivo; os 43 CMEIs que estais entregando; o Aeroporto Executivo Rosa dos Ventos aprovado pela Anac, cujas obras já estão em vias de iniciar, os mais de 100 bairros que pavimentamos, os sete CEU das Artes, as UPAs e UBSs, o Hospital Municipal, a aprovação do curso de Medicina. Estes são os verdadeiros presentes para o cidadão” – comenta o prefeito

[saiba_mais]

Segundo os organizadores, a produção do bolo foi iniciada na última terça-feira (05) com o preparo da massa, que precisava estar bem assada. E não foi pouca coisa. Ao todo foram necessários 160 pães de ló para o preparo da massa. foram várias etapas até a montagem final do bolo, que pesava quase uma tonelada (970,8 Kg, sendo 454 Kg apenas de massa). No recheio e cobertura, creme holandês com raspas de chocolate. “Sete pessoas estiveram envolvidas no trabalho que teve início à meia-noite de domingo (10)” – conta Lúcia Cristina de Oliveira, a gerente de produção encarregada pela confecção do bolo.

Diversas autoridades estiveram presentes. Entre elas o chefe de gabinete do governador Marconi Perillo, Luiz Maronezzi, os deputados federais Daniel Vilela (PMDB) e João Campos (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha (PMDB) e demais vereadores; e também os secretários Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Vânia Cristina (Saúde), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Jório Rios (Administração), Afonso Boaventura (Planejamento), Domingos Pereira (Educação) e Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda).

Forte chuva

Segundo a organização do desfile, cerca de 6 mil pessoas – entre trabalhadores de toda a administração municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Goiás, alunos da rede municipal e instituições como o Sesi Aparecida – participariam do desfile que acabou não acontecendo. Esse número inclui ainda a equipe de apoio, que dará todo o suporte aos participantes. Ainda assim a segurança do evento foi garantida pela Guarda Civil Municipal de Aparecida e também pela Polícia Militar de Goiás.

Greve

Alguns professores e representantes locais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) se mobilizaram com cartazes e manifestaram palavras de ordem pedindo que o prefeito atendesse às reivindicações da categoria que atualmente se encontra em greve. “Existe um problema. Se eu pagar o piso eu incorro na Lei de Responsabilidade Fiscal. Se não pagar eu amém estou deixando de cumprir uma lei federal. Então eu entrei na justiça que o Poder Judiciário me autorize a pagar. Eu pretendo pagar, a prefeitura tem dinheiro em caixa para isto, mas precisamos deste conforto jurídico” – pontuou Maguito Vilela.

Outros Festejos

Além das festividades desta segunda-feira, o Rodeio Show de Aparecida também marcou o aniversário da cidade. O evento – que aconteceu no Centro de Cultura e Lazer José Barroso – teve início na quarta-feira (06) e se encerrou no domingo (10). Foram diversos shows musicais, rodeios, o parque de diversões e a praça de alimentação; A tradicional “Aparecida Correndo Contra o Crack”, que aconteceu na manhã do último domingo (10) no Parque da Família, também foi um dos marcos dos festejos do aniversário do município.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, principal cartão postal da cidade e primeira capela a ser erguida pelos pioneiros do município realiza a tradicional Novena e Festa em Louvor à Nossa Senhora Aparecida, que integra as comemorações de aniversário da cidade. A programação teve início no dia 1º de maio, com alvorada, novena e levantamento dos Mastros, e segue até o dia 10 de maio.

Durante todos os dias, a paróquia seguirá com as alvoradas, sempre às 6 horas da manhã; novenas às 19 horas; e missas em horários alternados. Além das celebrações, a Quermesse, realizada no ranchão da paróquia, continua sendo ponto de encontro dos moradores e visitantes antes de se dirigirem ao Rodeio Show. No local são realizados leilões de prendas para arrecadação de fundos destinados à manutenção da igreja.

SecomAp

Notícia postada em  

  • 11 de maio de 2015
  • Da Redação