AO VIVO: sociedade civil apresenta proposta para COP21

0
70

[ot-video]

Watch live streaming video from greenpeacebr at livestream.com

[/ot-video]

Nesta sexta-feira, às 10h, o Observatório do Clima lança uma INDC da sociedade civil brasileira, propondo que o país chegue a 2030 limitando suas emissões de gases de efeito estufa a cerca de 1 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente.

As INDCs — sigla em inglês para Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas — consistem nas metas que todos os países deverão apresentar até 1º de outubro deste ano para o novo acordo de proteção do clima, a ser assinado em Paris, em dezembro. O objetivo desse compromisso é que o aumento da temperatura global não ultrapasse 2ºC, temperatura entendida pelos governos mundiais como limite máximo para evitar mudanças climáticas catastróficas.

Há meses, especialistas de várias organizações da sociedade civil, orquestrados pelo Observatório do Clima, estão discutindo opções de desenvolvimento de baixo carbono para o nosso país, baseadas em projeções que levam em conta a continuidade de crescimento do PIB, da população, entre outras variáveis da realidade brasileira.

O governo ainda não indicou qual será a INDC do Brasil e tem feito mistério sobre seu nível de ambição. Preocupados, técnicos de organizações integrantes do Observatório do Clima se juntaram para oferecer uma proposta justa, ambiciosa e plenamente realizável com tecnologias já em ampla utilização no país. Além da INDC, será apresentada uma receita para fechar o número com políticas e medidas a adotar por setor da economia.

A coletiva acontece às 10h, nesta sexta, no Greenpeace (rua Fradique Coutinho, 352, térreo, Pinheiros, na capital paulista, a um e meio quarteirão da estação Fradique Coutinho do metrô, linha amarela). (Observatório do Clima/ #Envolverde)