Aedes aegypti: Ação contra o mosquito é realizada em Aparecida

0
100

Ação integrada contra o Aedes aegypti começa nesta segunda

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a partir desta segunda-feira (14) ação integrada de combate ao Aedes aegypti no setor Colina Azul. A iniciativa se estenderá até sexta-feira (18). Durante a semana, as equipes de Coordenação de Vigilância Ambiental e Secretaria de Desenvolvimento Urbano vão realizar visitas domiciliares, manejo ambiental, coleta de pneus, serviços de bloqueios, visitas em pontos estratégicos e trabalhos educativos no Colina Azul, que possui maior índice de infestação do mosquito.

O ponto de encontro dos agentes nestes será sempre a partir das 8 horas, em frente ao Cais Colina Azul, que fica na Rua das Gaivotas. Ao todo, 220 pessoas estão envolvidas no trabalho de combate ao Aedes. As ações contra o mosquito Aedes são contínuas em Aparecida. Durante todo o ano, mesmo antes do período chuvoso, a Coordenação de Vigilância Ambiental organiza mutirões de combate. As inspeções dos agentes de endemias contemplaram mais de 150 bairros. O balanço também registra que em 2017, a SMS realizou três coletas de pneus descartados de forma indevida na cidade, totalizando 197.761 mil pneus recolhidos.

As visitas domiciliares, além de fiscalizar os imóveis, têm por objetivo conscientizar e orientar a comunidade sobre a importância da prevenção e das ações que possam evitar a proliferação do mosquito Aedes. “Cerca de 90% dos focos estão dentro das casas das pessoas, por isso é muito importante que cada um tire um tempo do seu dia, e verifique em suas casas se não há algum objeto que possa se transformar em criadouro do mosquito”, destaca o coordenador de Vigilância em Saúde, Iron Pereira.