Adeus, cara de cansada: aprenda a deixar o olhar mais amplo e iluminado

0
165

caraPode ser por causa do fim das férias, de um resfriado ou de uma noite mal dormida: de vez em quando todo mundo fica com cara de cansada ou abatida. Para disfarçar, que tal usar maquiagem? Pegamos as melhores dicas com Roosevelt Vanini, maquiador do salão C. Kamura, e com Mariana Ishizaka, maquiadora oficial da Benefit, e pusemos em prática no rosto da repórter Natália Eiras. Veja o resultado e tome nota!

Sobrancelhas
“Quando não quero fazer um olho muito dramático, mas continuar com essa área em destaque, capricho nas sobrancelhas, desenhando-as e pintando” conta Mariana Ishizaka. Mas vá com calma: “a sobrancelha superarqueada pode deixar a maquiagem com uma cara muito artificial”, alerta o maquiador Roosevelt Vanini, do C.Kamura. Por isso preencha as sobrancelhas com a mão leve, aos poucos, usando um lápis, sombra ou gel para sobrancelhas.

Lápis na linha d’água
Usar um lápis bege ou branco na linha d’água dos olhos cria a ilusão de olhos maiores e mais arredondados. Se os olhos já são grandes e a intenção é diminuí-los um pouco, para deixar os traços mais harmônicos, Roosevelt indica o lápis marrom claro: “passar lápis bege ou branco em olhos grandes pode deixar esse tipo de olho com cara de arregalado, quando a intenção é ficar natural. O marrom ajuda a balancear um pouco o olhar”, explica. Então, para aumentar os olhos, lápis bege ou branco. Para diminuir, lápis marrom claro.

Corretivo
Mais um produto que pede mão leve. Quem passa produto demais pode acabar deixando a maquiagem pesada, marcando linhas que normalmente nem aparecem. E nada de usar corretivo muito mais claro que o seu tom de pele. “Corretivo muito claro deixa o olho com a aparência de inchado. O ideal é combinar com sua base ou o seu tom de pele”, alerta Mariana. Quem comete esse erro normalmente pensa em iluminar o olhar, mas, para isso, use um iluminador.

Ilumine o olhar
Um bom truque é usar o iluminador para formar um “C” que começa no osso abaixo das sobrancelhas e vai até as temporas. “Isso dá impressão de que o olho é maior”, diz Mariana. Em alguns casos, dá até para descer esse C até as maçãs do rosto, para um look bem iluminado. Roosevelt diz também que embaixo da sobrancelha, o iluminador dá a ilusão de pálpebra mais ampla, e no canto interno dos olhos separa o olhar. Só não vale exagerar! “O iluminador tem que ser natural. Q!uando a mulher se olha no espelho, ela tem que enxergar o efeito de brilho e não o produto sobre a pele”, avisa o maquiador.

Sombra escura
Usada do jeito certo, a sombra escura pode ajudar a ampliar o olhar. Delineie a pálpebra inferior, fazendo com que o lápis bege se destaque ainda mais, por exemplo. Evite a sombra escura na pálpebra toda. Prefira no canto externo e no côncavo, para dar profundidade.

Máscara é fundamental

Ao pentear os cílios, dando volume e comprimento, a máscara dá a impressão de que os olhos são maiores, então não precisa economizar. “O olhar fica mais poderoso e dá a sensação de ter se maquiado completamente, quando o produto é só um” conta Roosevelt. Aproveite e aplique nos cílios inferiores, para criar a ilusão de olhos de boneca. Mariana alerta, porém que mulheres com os olhos caídos, como a apresentadora Angélica, devem evitar o truque. A intenção é jogar o olhar pra cima, e ao passar máscara embaixo, o olhar caído acaba sendo realçado.

IG