Lula tem 63% dos votos na Bahia, Bolsonaro, 17%

Pesquisa Genial/Quaest também traz à frente na corrida pelo governo da Bahia o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), com 67% das intenções de voto

Da Redação
18/05/2022 - 09:53
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Lula tem 63% dos votos na Bahia, Bolsonaro, 17%

Pesquisa Genial/Quaest mostra uma ampla vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre os demais concorrentes na disputa pelo Palácio do Planalto na Bahia. Segundo o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (18), entre o eleitorado baiano o petista venceria no primeiro turno com uma margem de 63%, um crescimento de um ponto percentual com relação ao levantamento anterior.

pesquisa foi realizada na modalidade estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos. O total de votos declarados no ex-presidente é também mais que o triplo das intenções para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele aparece em segundo, com 17%, um crescimento de 2%. Bolsonaro é seguido por Ciro Gomes (PDT), com 5%; João Doria (PSDB), com 2%; e André Janones (Avante), também com 2%. A pré-candidata Simone Tebet segue um pouco mais distante, com 1%. Os demais candidatos não foram lembrados pelos eleitorado da Bahia. Brancos e nulos chegam a 7%, e 3% disseram estar indecisos sobre a escolha. Com isso, Lula poderia obter 70% nos votos válidos.

estudo Genial/Quaest Bahia foi realizado entre os dias 13 e 16 de maio, com 1.140 entrevistas presenciais domiciliares em 74 municípios. A margem de erro é de 2.9 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-02283/2022 e BA-03239/2022.

Confira os resultados 

Primeiro turno

Lula: 63%;

Bolsonaro: 17%;

Ciro: 5%;

Doria: 2%;

Janones: 2%;

Tebet: 1%;

Bivar e D’ávila: 0%;

Branco/Nulo: 7%;

Indecisos: 3%.

Eleições para o governo da Bahia

A pesquisa também consultou o eleitorado sobre a corrida para o governo da Bahia. E o resultado traz à frente na disputa o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) com 67% das intenções de voto, garantindo uma vitória em primeiro turno. Em segundo aparecem o ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT), com 6%; e o deputado federal João Roma (PL), com 5%. Na sequência, o professor Kleber Rosa (Psol) marca 1%. O pré-candidato Giovani Damico (PCB) não pontuou.

A proporção dos que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar representa 12%. Os indecisos equivalem a 8%. Em um eventual segundo turno, ACM Neto também lidera a disputa com mais de 70% na comparação com outros dois pré-candidatos mais bem colocados.

Confira as intenções por cenário 

Cenário I

ACM Neto (União Brasil) – 73%

Jerônimo Rodrigues (PT) – 11%

Branco/Nulo/Não vai votar – 11%

Indecisos – 5%

Cenário II

ACM Neto (União Brasil) – 73%

João Roma (PL) – 10%

Branco/Nulo/Não vai votar – 11%

Indecisos – 9%

Cenário III

João Roma (PL) – 24%

Jerônimo Rodrigues (PT) – 22%

Branco/Nulo/Não vai votar – 41%

Indecisos – 14%

Fonte: RBA – Foto: Ricardo Stuckert/PT