Bem-vindo(a) à Aparecida de Goiânia
Cinema

20ª Goiânia Mostra Curtas terá palestra aberta sobre produção de longas no Brasil

Redação
17 de novembro de 2021

Edição comemorativa dos 20 anos do festival acontece de 23 a 28 de novembro, totalmente online e gratuita

A poucos dias do início da 20ª Goiânia Mostra Curtas, o festival anuncia mais uma atividade da programação aberta ao público. No dia 24 de novembro, às 18h, acontecerá a palestra “Produção de longas no Brasil: passado, presente e futuro”, com a produtora Vania Catani e mediação da diretora de programas do Projeto Paradiso, Rachel do Valle. A edição que celebra os 20 anos da Goiânia Mostra Curtas acontece de 23 a 28 de novembro, totalmente online e gratuita.

Na palestra, que será transmitida pelo canal do Icumam no YouTube (youtube.com/icumam),  Vania Catani fará um balanço dos seus mais de 20 anos de carreira, compartilhando projetos realizados, detalhes de produções e coproduções, participação em festivais no exterior, o trabalho com jovens diretores e sua visão e perspectivas para o audiovisual brasileiro.

Premiada e influente, é fundadora da Bananeira Filmes e assina mais de 30 obras, entre elas “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé; “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergaele; “O Palhaço” e “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello; “Mate-me Por Favor” e “Medusa”, de Anita Rocha da Silveira; “Todos os Paulos do Mundo”, de Rodrigo de Oliveira e Gustavo Ribeiro; e coproduções internacionais, como “La Playa”, de Juan Andrés Arango; “Jauja”, de Lisandro Alonso; “El Ardor”, de Pablo Fendrik; e “Zama”, de Lucrécia Martel.

Segundo a diretora-geral e produtora da 20ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, esta é uma forma de seguir com a missão de formação, além da exibição de filmes. “Buscamos a cada ano trazer profissionais com experiências diversas no mercado do audiovisual para promover essa troca de experiências e contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da área no Centro-Oeste e no Brasil”, ressalta.

Formação

A programação do festival contará ainda com masterclass, oficina e aula, que seguem com inscrições abertas pelo site www.goianiamostracurtas.com.br. Todas essas atividades são gratuitas pela plataforma Zoom.

A masterclass no dia 26 de novembro, das 18h às 20h, terá como tema “Navegações Estéticas” e será conduzida pela cineasta documentarista Everlane Moraes, que abordará questões filosóficas no cinema, no documentário e suas variantes. A aula sobre “Distribuição cinematográfica e mercado audiovisual brasileiro” será ministrada pela fundadora da Vitrine Filmes, Silvia Cruz, nos dias 25 e 26, das 10h às 12h. Já a oficina do diretor Cristiano Burlan sobre “Narrativas Documentais” será nos dias 25, 26 e 27 de novembro, das 14h às 17h, e abordará os meios e modos de produção e realização do documentário no Brasil.

Programação

Este ano a Goiânia Mostra Curtas é uma edição comemorativa. Por isso, a Curta Mostra Brasil e Curta Mostra Goiás levarão o público a uma imersão nos 20 anos do festival, com exibição dos filmes premiados nessa trajetória. O mesmo acontecerá com a 19ª Mostrinha que trará os filmes premiados pelo Júri Popular Infantil. Haverá ainda a edição especial da Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil, com filmes contemporâneos que apresentam um período em que as produções se tornaram mais difíceis, mas também trouxeram curiosas descobertas.

Já a Curta Mostra Especial de 2021 terá como tema “Nós somos a guerra”. Formada por curtas-metragens brasileiros feitos entre 1968 e 2021, produzidos em diversas regiões e abordando realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões, ela será dividida em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”. A discussão será complementada com o debate “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”.

Acontecerá também, na abertura do festival, uma homenagem à atriz, diretora e dramaturga Grace Passô incluindo a exibição de três filmes da artista e um bate-papo. A programação segue também com pocket show.

Os filmes serão exibidos através da plataforma digital Innsaei.Tv. Todos os links e informações do festival podem ser acessados pelo site goianiamostracurtas.com.br.

20ª GMC

A Goiânia Mostra Curtas é um festival que acontece desde 2001, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto. De lá para cá, cerca de 290 mil pessoas participaram do evento e mais de 2 mil filmes foram exibidos nas mostras Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Goiás, e Mostrinha. O festival também realizou 68 oficinas, 17 painéis, 48 debates, 58 encontros, e teve 105 homenageados. E nas últimas edições inovou com a Feira Audiovisual, contendo atividades de capacitação e formação no mercado audiovisual.

Em 2021, na 20ª edição, o festival tem apoio de Unimed Goiânia, InnSaei.Tv e Projeto Paradiso; promoção TV Anhanguera | Executiva FM | O Popular, Sesc TV SP e Canal Brasil; co-realização Sesc Goiás; e realização Icumam, Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram